Cidadãos de pelo menos 10 capitais brasileiras e de pelo menos outras 23 cidades do país vão hoje para as ruas para protestar contra a má qualidade dos transportes públicos, contra a corrupção e por todo o tipo de reivindicações.
No entanto, o que estará em destaque neste sábado parece ser a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 37, que limita o poder de investigação do Ministério Público. As novas manifestações foram convocadas nas redes sociais apesar da proposta anunciada sexta-feira à noite pela presidente Dilma Rousseff por um grande pacto nacional para melhorar os serviços públicos.
Dilma admitiu precisar de «formas mais eficazes de combate à corrupção», num comunicado à nação em rede nacional após protestos que levaram mais de um milhão de pessoas às ruas. A PEC 37 é o tema central das manifestações em São Paulo, Curitiba, Recife e Cuiabá, e estará presente também nos protestos em Belo Horizonte, onde os manifestantes ainda farão críticas aos gastos com a Copa do Mundo, pretendendo marchar até ao estádio do Mineirão, onde se realizará o jogo da Copa das Confederações. Outras capitais com protestos agendados para hoje são Brasília, Salvador, São Luís, Boa Vista e Rio Branco quarta feira terá um grande protesto em Recife as 10:00 da manhã enfrente a prefeitura da capital pernambucana, são esperados 60 mil pessoas.
A proposta que ficou conhecida como «PEC da Impunidade» já surgiu nas manifestações Brasil afora e parece ter ganhado ainda mais força após a queda dos preços dos transportes em diversas cidades, reivindicação que foi o mote das manifestações que levaram milhares às ruas. Se for aprovada, a PEC 37 fará com que o poder de investigação criminal seja exclusivo das polícias federal e civis.
via MUNDO NOVELAS http://www.mundonovelas.com.br/2013/06/brasil-pelo-menos-10-capitais-e-outras.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário